No Dia do Quadrinho, uma lista de artistas inspiradores
O quadrinho nacional também tem um dia para chamar de seu, o 30 de janeiro. Isso porque nesse dia, em 1869 (há 153 anos, portanto, ainda durante o Império), começou a ser publicado o primeiro quadrinho brasileiro: “As aventuras de Nhô-Quim”.?
Essa longa e rica história tem capítulos de gêneros distintos, desafios já superados e outros ainda na lista, conquistas e dificuldades. Mas, acima de tudo, essa caminhada é repleta de criatividade.??
E como prova dessa inovação que é própria dos artistas brasileiros, nossa equipe elencou cinco (seis, na verdade!) quadrinistas que você precisa conhecer.?
1. Marcello Quintanilha: teve a primeira história publicada em 1999 e concorreu ao Jabuti, uma das premiações mais prestigiadas do Brasil, em 2016.?
2. Fábio Moon e Gabriel Bá: gêmeos, os irmãos têm prêmios internacionais no currículo e lançaram, em 2015, pela Companhia das Letras, uma adaptação do famoso romance “Dois irmãos”, de Milton Hatoum.?
3. André Diniz: no ofício desde a década de 1990, criou uma editora para publicar seus quadrinhos e obras de outros artistas independentes, a “Nona Arte”. Em 2012, recebeu o Troféu HQ Mix de melhor edição especial nacional com o romance “Morro de Favela”.?
4. Ivan Reis: com passagens pelos estúdios Maurício de Sousa e pela DC Comics, desenhou personagens como “O máscara”, “Xena” e “Ghost”.?
5. Felipe Nunes: ganhou notoriedade com “Klaus”, história lançada em 2014, e “Dodô”, publicada em 2017. Nesse intervalo, venceu o Troféu HQ Mix na categoria “Novo talento”.
Quadrinistas brasileiros ajudaram a consolidar a força da linguagem